Atividades para Sala de Aula
Imagens tiradas da Internet
Trabalha Coordenação Motora, Linguagem e Sílabas.
Material: Eva, tampinhas de garrafa pet, sílabas impressa em papel.
Objetivos: Este jogo pode ser usado numa infinidade de objetivos tanto com letras e números.
Objetivos: Este jogo pode ser usado numa infinidade de objetivos tanto com letras e números.
- Psicomotricidade (movimento, corpo, coordenação motora);
- linguagem Fonética;
- Linguagem Silábica;
Classificador |
Material: Eva preto - grosso, ou pode ser sola de sapato, e pregadres de roupa de madeira.
Objetivos:
- Psicomotricidade (coordenação motora);
- Quantidades, Cores, classificação.
Sugestão: Pode ser usado figuras de cores variadas onde você
poderá trabalhar cores também. Este jogo também pode ser usado com
múmeros, figuras e sílabas, somente sílabas para formar palavras.
Quatro Operações
Material: Cartolina e pregadores de roupa madeira ou de plástico (coloridos)
Objetivos: Este jogo pode ser usado de forma bem variada, usando todas as operações matemáticas.
Objetivos: Este jogo pode ser usado de forma bem variada, usando todas as operações matemáticas.
- Psicomotricidade(coordenação motora);
- Lógica e noção de quantidade;
- Cores;
- Operações matemáticas-adição,subtração, divisão e multiplicação;
Material: Botões ou EVA, papel cartolina ou sulfite branco;
Objetivos: Este jogo pode ser até como uma lembrancinha de atividade
como o dia do livro, dia da alfabetização ou até mesmo um trabalho de
artes.
- Psicomotricidade (coordenação motora);
- Linguagem Fonética;
- Letras do Alfabeto
Sugestão: Esse brinquedo pode ser confeccionado com números, alfabeto
maiúsculo, minúsculo , vogais, nome do aluno, como também outros temas
trasporte, higiene, Alimentação Saúdável, etc.
Material: Eva,cartolina, papel cartão, figuras impressas.
Objetivos: Temos aqui vários tipos de dados, excelente para trabalhar com o ensino infantil ao 3º ano do ensino fundamental.
- Psicomotricidade (movimento, corpo, coordenação motora);
- Cores, números, quantidades, letras e figuras, animais, cores, objetos, frutas;
Nesta atividade temos uma variedade de objetivos e uma gama de
oportunidades que podem ser criadas. Dados de vários tamanhos, para criança
jogar, classificar, identificar e um tapete com rostinhos para
trabalhar afetividade, cores e sequência.
Material: Borracha de silicone (geralmente comprado em lojas de vendas a
varejo de materiais de produções de sapatos e chinelos) papel cartolina
ou papel cartão..
Objetivos: Trabalhar quantidades e conhecimento númerico.
Objetivos: Trabalhar quantidades e conhecimento númerico.
- Psicomotricidade (movimento,corpo,coordenação motora e equilíbrio);
- Números, cores, quantidade.
Material: 2 dados, massasinha de modelar , meia caixa de ovos;
Objetivos:
- Psicomotricidade (coordenação motora fina);
- Números, cores e quantidade;
- Classificação, ordem, sistema decimal, etc.
Sugestão: Este jogo pode ser trabalhado até o 5º ano, mudando apenas os
números que vc clocará no fundo. Uma outra sugestão é que o número não seja
desenhado mas sim feito em uma folha separada e apenas colocada no
fundo, porque o professor poderá mudar quantas vezes quiser. Pode ser
trabalhado em grupos ou individual, ou seja cada aluno pode montar o seu
joguinho e levar para casa.
Material: Madeira, brinquedos de madeira e bonquinhos de tecido;
Objetivos: Os jogos símbolicos são uma importante fase nas crianças de 5
até os 8 anos.Através deles as crinaças expõem sentimentos guardados só
para elas até então, comotambém reproduzems eu cotidiano, relacão com
os pais, professores e amigos.
- Psicomotricidade (movimento,corpo,coordenação motora);
- Afetividade;
- Socialização,; Linguagem falada;
Sugestão: O ambiente pode ser variado, pode ser uma escola.Esta
atividade é muito importante na prática psicopedagógica na fase de
diagnóstico, mas também pode ser trabalhada no ensino infantil até o 3º
ano. O facilitador deve incentivar que os meninos também brinque
trabalhando assim temas como preconceito, machismo e respeito.
Material: Objetos diversos, folha de papel cartolina ou cartão com o desenho do contorno dos objetos.
Objetivos: a variedade de objetos dependerá dos eu objetivo específico.
Objetivos: a variedade de objetos dependerá dos eu objetivo específico.
- Psicomotricidade (movimento, tato, coordenação motora, posição, espaço-temporal, etc;)
Sugestão: Esta atividade é recomendada para crianças com transtornos
psciomotores, dificuldades de classificação, autistas e até com crianças
deficiente visuais onde a modificação seria no contorno poderia ser
usado uma cola corida ou glitter para a criança com deficiência visual
classificasse sentido a textura do contorno e a forma do objeto.
Material: Números feito de Eva, silicone ou borracha, massinha caseira ou massa de modelar fabricada, palitos de dentes.
Objetivos: Noções de Quantidade.
Material: Números feito de Eva, silicone ou borracha, massinha caseira ou massa de modelar fabricada, palitos de dentes.
Objetivos: Noções de Quantidade.
- Psicomotricidade (movimento,tato,coordenação motora);
- Quantidade e números;
É
muito comum encontrar nas escolas crianças com transtornos
psicomotores. Crianças que não conseguem segurar o lápis corretamente,
letra é ilegível,algumas escrevem com tanta força que chegam a rasgar a
folha, ou escrevem tão clarinho que não
dá pra ler, outras não entendem o que direita e esquerda e muitos
outros problemas . Atividades psicomotoras podem ajudar estas crianças a
amenizar estes problemas. Incentivar a motricidade fina da criança pode
ser feita tanto na sala de aula pelo professor quanto nas intervenções
psicopedagógica.Nesta dica utilize um prego de tamanho grande para fazer
os furos em um papelão ou papel cartão, use também linhas coloridas
pode ser lã ou outra linha e para servir de agulha use um material de
plastico ou vc pode usar um palito de dente, amarre a linha em uma das
pontas e use a outra como agulha.
Outra
dica de como usar esta atividade é usá-la com adultos. Muitos adultos
depois de AVC, Acidentes automobilísticos , sem falar nas doenças
degenerativas que comprometem profundamente a parte motora do individuo
precisam ser estimulada constantemente. Além de que esta atividade
estimulada a arte e pode até se transformar em uma fonte de renda.
Valorizar
a atividade depois de pronta é uma parte muito importante e deve servir
de avaliação. Pergunte a seus alunos o que eles acharam, se gostaram, o
que fariam diferente, depois pegue todos
os resultados e monte quadros com molduras de Eva e decore sua sala
além de ficar lindo, vai valorizar o trabalho dos seus alunos, eles vão
se sentir valorizados e isto terá reflexo em sua auto - estima.
Esta
é mais uma dica de psicomotricidade com estimulo da motricidade fina
usando linhas coloridas e costura em papel.é uma excelente dica para as
aulas de arte.
Material: Lã de várias cores e uma grade de aluminio.
Objetivos:
- Psicomotricidade (movimento, tato, coordenação motora fina, posição, espaço-temporal, etc;)
- Paciência, equílibrio, posição, espaaço,etc;
Atividades para Trabalhar Leitura e Escrita
Nesta
atividade foi usada caixa de fósforos. São muitas as variações com
caixas de fósforos, podem ser feitas jogo da memória, dominós ou jogos
que use as duas partes da caixa de fósforo como por exemplo esta aqui
que usou personagens da Turma da Monica e letrinhas para forma o nome
dos personagens. Você pode variar esta atividade em qualquer disciplina
bastar mudar as figurinhas.
O
uso do lúdico no momento da aula estimula a criatividade e imaginação
da criança, além de facilitar o processo de ensino aprendizagem.
Brincando a criança aprende com facilidade.Esta é uma que pode ser usada
de várias formas por exemplo: Peça
para o criança pescar uma letra, depois peça para a criança escrever em
uma folha separada palavras inciadas com esta letra, ou coloque várias
figuras colocadas em plaquinhas feita de cartolinas e a cada letra
pescada peça para a criança identificar a figura correspondentes. As
atividades lúdicas ajudam a memória de curto e longo prazo.
Muitas
e diversificadas são as atividades que podem ser realizadas nos espaços
psicopedagógicas e nas salas de aulas para incentivar as crianças no
processo de alfabetização ou aquelas que estão em dificuldade. Trabalhos
com tampinhas podem ser amplamente usados.
Mais
uma dica usando caixa de fósforo. Esta você pode reunir sua turminha em
círculo e espalhar todas caixas separadamente as partes para que seus
alunos monte e encaixe corretamente. É interessante registrar também
esta atividades pedindo que
a criança escreva que palavra descobriu , faça o desenho da figura para
estimular a memória visual e coordenação motora fina. ( Também é um
ótica dica para oficinas e intervenção psicopedagógicas).
O
varal de leitura é sempre um recurso que deve ser explorado em todas as
séries. São muitas as formas que ele pode ser usado. Para mostrar os
resultados de produções dos alunos, para colocar letras ou sílabas em
ordem, montar palavras, nomes
dos amigos ou seja é sempre uma boa dica o varal.O uso do prendedor de
roupas ajuda no desenvolvimento psicomotor da crianças.(veja em nossos
arquivos várias dicas de atividades com prendedores de roupa).
Buscando
em sites e blogs sempre encontramos muitas dicas legais. Esta é um
exemplo que pode ser usada de várias formas. Em forma de boliche, com
argolas, jogos de obstáculos e a cada jogo pode-se colocar inúmeros
objetivos formar palavras com
a letra que caiu no boliche, ou que conseguiu atingir com a argola,
colocar na ordem alfabética crescente ou decrescente são algumas das
dicas que deixamos para deixar sua aula divertida e lúdica.
Parabéns por todas as sugestões de atividades! Gostei muito! São ideias fantásticas!
ResponderExcluirQue bom que gostou... Volte sempre para visitar o blog...!!! Obrigada!
ResponderExcluir